segunda-feira, novembro 27, 2006

:::Lead e Sublead:::


Hoje é o dia do LEAD, bastante comum nas aulas de jornalismo, redação jornalistica ou técnicas de jornalismo.
ai vai uma conceituação bem legal como refêrencia a respeito do Lead.

enfim O LEAD:



Conceito de notícia: Relato de um fato novo, ou de uma série de fatos novos relacionados ao mesmo evento, começando pelo fato ou aspecto mais relevante.

Lead é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso.

A origem do lead não está relacionada à tradição literária – a épica, a lírica, a dialética; a tragédia, o drama, a comédia – mas ao uso oral, isto é, à maneira como, numa conversação, alguém relata algo a que assistiu. É uma construção muito eficaz para comunicar uma informação. Em relação ao relato oral, o que se faz é situar o evento no tempo-espaço, considerando uma audiência dispersa, e formalizar, quanto a denominações, os elementos ou notações (nomes civis e geográficos) do fato relatado.

Lead
Lead clássico

O lead clássico ordena os elementos da proposição – quem/o que, fez o que, quando, onde, como, porque/para que – a partir da notação mais relevante, excluído o verbo. Isto é,a. se o mais relevante é o sujeito da oração principal, começa-se pelo sujeito; b.se o mais relevante é o verbo (a ação), começa-se pelo sujeito ou pelo complemento do verbo; se o mais relevante é o objeto direto, constrói-se o período na voz passiva; c.se o mais relevante é o objeto indireto, usa-se um verbo de antonímia recíproca (por exemplo, recebeu em lugar de deu) d.se o mais relevante é alguma das circunstâncias, começa-se pela circunstância, utilizando na construção verbos relacionais, tais como causou ou resultou, ou ainda preposições, tais como quando (geralmente sugerindo causa) ou depois de.

Assim, exemplificando, caso a caso:
a.O Presidente Fernando Henrique Cardoso manifestou-se, ontem, "como cidadão", indignado com a sentença que absolveu os comandantes da operação militar em que morreram 19 lavradores sem terra, em Eldorado dos Carajás, embora, "como presidente", admita que não lhe cabe opinar sobre sentenças judiciais.

b.João da Silva, bancário de 32 anos, matou, ontem de madrugada, com dois tiros de revólver, sua mulher, Maria das Dores Silva, enfermeira, de 34 anos, de quem estava separado há dois meses. O crime ocorreu no antigo apartamento do casal, na Avenida Central do Kobrasol, onde Maria continuava morando.

Ou:
A enfermeira Maria das Dores Silva, de 34 anos, foi morta, ontem de madrugada, com dois tiros de revólver, pelo marido, João da Silva, bancário de 32 anos, de quem estava separada há dois meses. O crime ocorreu no antigo apartamento do casal, na Avenida Central do Kobraso, onde Maria continuava morando.

c.O arquiteto Oscar Niemeyer, de 92 anos, recebeu ontem, no auditório da Eletrobrás, no Rio de Janeiro, o título de doutor honoris causa que lhe foi concedido pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. A cerimônia foi acompanhada pelos conselheiros da UFSC por um link de video-conferência e transmitida pela TV Cultura de Florianópolis.

d.Dez pessoas morreram quando um avião militar turco caiu logo após a decolagem, ontem de madrugada, no Aeroporto de Pristina, no território do Kosovo, antiga Iugoslávia, atualmente sob ocupação de forças da OTAN. As vítimas são oficiais que voltavam para suas casas depois de terem servido na região.

Outros tipos de lead
Lead resumo
– Utiliza-se eventualmente na cobertura – em geral, continuações (ou suites) – de eventos em que há várias informações de destaque, mais ou menos equivalentes e que devem ser condensadas em uma única matéria de jornalismo impresso diário, cumprindo o ciclo de 24 horas do veículo. Por exemplo: No dia seguinte ao terremoto que atingiu 20 cidades turcas, o número de mortos elevava-se ontem a sete mil, o de feridos a 30 mil, havia dez mil desaparecidos, cem mil desabrigados, uma grande refinaria estava ainda em chamas e crescia o temor de que o caos dos transportes e serviços públicos causasse fome e epidemias. Dez países enviaram turmas de resgate e material de socorro (como tendas, agasalhos e remédios) e o FMI anunciou a concessão de um crédito de 200 milhões de dólares à Turquia.

Um lead desse tipo pode ser eventualmente pontuado:
No dia seguinte ao terremoto que atingiu 20 cidades, era esta a situação, ontem, na Turquia:- sete mil mortes confirmadas; - dez mil desaparecidos; - 30 mil feridos. - cem mil desabrigados; - uma grande refinaria ainda em chamas; - caos nos transportes e serviços públicos, gerando o temor de ondas de fome e epidemias.

Lead flash – Uma frase curta inicia o texto. Utiliza-se, às vezes, como recurso para dramatizar uma situação ou estabelecer uma relação retórica – geralmente uma antítese – entre eventos distintos. Por exemplo:

Bill Gates ficou dez bilhões de dólares mais rico desde a crise cambial russa, que tornou o Brasil mais pobre. De outubro de 1998 a julho desse ano, a fortuna do maior bilionário de todos os tempos, segundo a revista Forbes, elevou-se de 80 a 90 bilhões de dólares, algo acima da renda nacional de dois terços dos países do mundo – e mais da metade da dívida externa brasileira.

Lucas Malasuerte, de 47 anos, era, a despeito do nome, um sujeito feliz até janeiro passado: casado, com dois filhos, casa própria e um bom emprego como ferramenteiro. Em janeiro, perdeu o emprego; em março, a mulher o deixou, levando os filhos; vendeu a casa em maio, para pagar dívidas; desde então, vivia deprimido. Ontem, Lucas escreveu um bilhete de despedida, enfiou um revólver na boca e se matou, em frente ao guichê do Sine, a agência de empregos do Ministério do Trabalho.
Observe-se que, num texto como esse, parte-se de uma situação estável para uma instabilidade que conduz ao clímax, que introduz nova situação estável. Essa é uma estrutura típica de conto.

Desenvolvimento da notícia Após o lead, no jornalismo brasileiro, é costume redigir um segundo parágrafo, com informações adicionais, formando um lead secundário, ou sublead.

Antes do terceiro parágrafo, nas notícias de mais de três parágrafos, costuma-se colocar o primeiro entretítulo. Entretítulos são, depois, enxertados à medida que se muda de assunto, ou em intervalos de três a cinco parágrafos. Entretítulos são palavras ou locuções com no máximo duas palavras (e, eventualmente, um conectivo).

Para o desenvolvimento de uma notícia, consideram-se os papéis temáticos do lead. Explicando com um exemplo. Admitamos esse lead:

João da Silva, bancário de 32 anos, matou ontem de madrugada, com dois tiros de revólver, sua mulher, Maria das Dores Silva, enfermeira, de 34 anos, de quem estava separado há dois meses. O crime ocorreu no antigo apartamento do casal, na Avenida Central do Kobrasol, onde Maria continuava morando

Temos aí um assassino (João da Silva), um crime (a morte), uma vítima (Maria das Dores), uma causa (a separação), um local (o apartamento). Assassino, crime, vítima, causa e local são papéis temáticos da proposição do lead – isto é, denominações referidas ao evento expresso pelo verbo.

A regra é que se considere cada papel temático desses como um tópico, para o desenvolvimento. Assim, o primeiro tópico poderia ser o crime; o segundo, o assassino; o terceiro, a vítima etc.

Admitindo-se que o sublead seja feito com a conseqüência imediata do crime (João fugiu, Maria morreu no hospital), teríamos, então, o desenvolvimento:

Tópico 1 - O crime ocorreu pouco antes das duas horas da madrugada, segundo o depoimento de um vizinho, despertado pela discussão entre João e Maria das Dores. Foi esse vizinho, Marcos de Castro Carmona, de 40 anos, que chamou o pronto-socorro e a Polícia, enquanto João fugia a pé.(....)

Tópico 2 - O assassino vinha ameaçando a mulher há semanas, mas ela não chegou a se queixar na política: limitou-se a comentar o assunto no hospital em que trabalhava, mas sem levar muito a sério as ameaças. Ele buscava reconciliação, mas Maria das Dores não estava interessada.(...)

Tópico 3 - Ao que tudo indica, o crime foi premeditado. João comprou a arma segunda-feira passada, numa loja do centro, alegando que suas funções no banco o obrigavam a transportar documentos e valores (...)

1 Comments:

At 3:32 PM, Anonymous Anônimo said...

vlw ajudou no meu trabalho

 

Postar um comentário

<< Home